Institucional

Somos as Irmãs de Notre Dame e proclamamos a Bondade e o Amor Providente de Deus. Somos enviadas pela Igreja a ajudar nossos irmãos e irmãs a orientarem sua vida para Deus e experimentem a Sua bondade e o Seu amor providente. 

O carisma da Congregação é: uma profunda experiência da Bondade de Deus e do seu amor providente. Ele se expressa através da vida, da espiritualidade e da missão das Irmãs e dos colaboradores leigos. Estar imbuído do carisma Notre Dame é um convite a experimentar e a proclamar pela vida que Deus é bom e providente.

As Irmãs de Nossa Senhora, também conhecidas como Irmãs de Notre Dame de Coesfeld, estão presentes em todos os continentes. A Casa Geral encontra-se em Roma e a Superiora Geral é a Irmã Mary Ann Culpert.

A Província Nossa Senhora Aparecida, sediada em Canoas foi fundada em 1962 e mantém oito escolas e treze comunidades voltadas à educação e a produção humana nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Em 31 de agosto de 2011, as primeiras Irmãs missionárias Notre Dame iniciaram suas atividades na cidade de Salaverry no Peru.

O Centro Vocacional das Irmãs de Nossa Senhora está localizado em Canoas/RS, e a Superiora Provincial é a Irmã Shirle Maria.

Museu Santa Júlia Museu Santa Júlia
Casa Provincial Casa Provincial
Hall da Província Hall da Província
Capela Capela
Museu Santa Júlia Museu Santa Júlia

Missão

Ajudar nossos irmãos e irmãs a orientarem sua vida para Deus, na fé, a fim de que façam também eles a experiência do amor.

Visão

Confiando em Deus, que faz novas todas as coisas, comprometemo-nos a: VIVER a espiritualidade encarnada; CRESCER em relações geradoras de vida; SER uma na diversidade. 

Valores

Alegre simplicidade;
Bondade e firmeza;
Acolhida;
Competência profissional;
Respeito à dignidade da pessoa, imagem de Deus.

Nossa História

Deus chamou à existência a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora e, no desenrolar da história, reconhecemos os sinais de sua bondade e de seu amor providente. A Congregação foi fundada em Coesfeld, Alemanha, em uma época de necessidades religiosas e sociais. Em 1849, a jovem professora Hillgonde Wolbring, pelo amor aos pobres, acolheu em sua casa crianças órfãs e abandonadas. Com Elisabeth Kühliing, sua amiga e colega de magistério, educou-as e cuidou delas. Ambas foram formadas na tradição espiritual e pedagógica de Bernard Overberg. 

Com o apoio do seu diretor espiritual, Theodor Elting, o serviço de caridade iniciado pelas duas jovens tornou-se uma obra organizada.Reconhecendo a importância desse apostolado na Igreja, ele as encorajou a continuar em seu serviço aos pobres, como membros de uma congregação religiosa. 

Nas Irmãs de Nossa Senhora de Amersfoort, na Holanda, Theodor Elting encontrou um objetivo apostólico semelhante. A pedido de Johann Georg Müller, Bispo de Münster, três Irmãs vieram a Coesfeld, em 1850. Sob sua orientação, as duas jovens - Hilligonde Wolbring e Elisabeth Kühling – conhecidas como Irmã Maria Aloysia e Irmã Maria Ignatia, respectivamente, iniciaram sua formação à vida religiosa, abandonando-se com fé inabalável à ação de Deus. 

De 1850 a 1855, as Irmãs de Amersfoort introduziram a crescente comunidade de Coesfeld no espírito e na Regra da Congregação de Amersfoort, recebidos, por sua vez, das Irmãs de Notre Dame de Namur, fundada por Júlia Billiart, em 1804, na França. Em 1855, a fundação de Coesfeld tornou-se uma Congregação independente. De acordo com a tradição, 01 de outubro de 1850 é sua data de fundação. No espírito de Júlia Billiart, de Irmã Maria Aloysia, de Irmã Maria Ignatia e das primeiras Irmãs de Coesfeld, nossa Congregação continua, hoje, a testemunhar a bondade de Deus e o seu amor providente, em todo o mundo.

Em 1923 as Irmãs chegaram ao Brasil fundando o Colégio Notre Dame, em Passo Fundo e a Escola São José, em Não-Me-Toque, RS. A expansão das obras levou à criação de duas Províncias no Brasil. A Província da Santa Cruz tem sua sede em Passo Fundo, RS. Em 1962, dela se desmembrou a segunda Província - Nossa Senhora Aparecida, com sede em Canoas, RS.

Pelo mundo

As Irmãs de Nossa Senhora estão representadas em todos os Continentes. A diversidade e a pluralidade cultural caracterizam a internacionalidade da Congregação das Irmãs de Notre Dame, também conhecidas no Brasil como Irmãs de Nossa Senhora. Como discípulas de Jesus Cristo, reconhecemos e valorizamos a diversidade de culturas, línguas e costumes como uma bênção de Deus para a Igreja e para a Congregação.

Desde 1947, estabelecemos o centro internacional de nossa Congregação em Roma, Itália, o coração da Igreja Católica. A Congregação está organizada em regiões geográficas, conhecidas como Províncias ou Delegações. Unidas como Irmãs, vivemos unidas na diversidade e enriquecidas pela riqueza cultural de cada país para proclamar ao mundo a irresistível bondade de Deus e seu amor providente.

Confira os países e as localidades em que a Congregação Notre Dame marca presença através de suas Províncias ou de Delegação:

Roma (Itália) – Coesfeld (Alemanha) – Tegelen (Holanda) – Thousand Oaks, Covington, Chardon e Toledo (USA) – Passo Fundo e Canoas (Brasil) – Salaverry (Peru) – El Llano de las Tejeras (Nicarágua) – Patna e Bangalore (Índia) –Jakarta (Indonésia) – Kumdi (Pápua Nova Guiné) – Bataan, Iloilo e Guimaras (Filipinas) – Incheon (Coréia do Sul) – Jécua e Chimoio (Moçambique) – Arusha (Tanzânia) – Nairobi (Quênia) – Bussesa (Uganda)

Para visitar o site da Congregação, clique aqui.

Santa Júlia e seu Legado Espiritual

Durante a sua vida, Júlia manteve intensa correspondência com familiares, amigos, Irmãs, padres e bispos através de cartas. As 454 cartas escritas entre os anos de 1795 e 1816 são parte essencial do legado espiritual de Júlia Billiart. As cartas são fonte primeira e mais preciosa para mergulharmos no carisma e penetrarmos no espírito que Júlia nos legou. Em cada carta, transparece vivamente o seu imenso amor ao bom Deus e o seu coração aberto, procurando unicamente e em tudo a santa vontade do Pai.

Atualmente, o legado espiritual de Santa Júlia continua vivo através da vida e da missão das três Congregações Religiosas Notre Dame e dos leigos que partilham do carisma da bondade de Deus. Conheça mais sobre as Congregações Notre Dame:

Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur (1804): http://www.sndden.org/

Congregação das Irmãs de Notre Dame de Amersfoort (1823): http://srsourladyamersfoort.blogspot.com.br/

Congregação das Irmãs de Notre Dame de Coesfeld (1850): http://snd1.org/pt/

Irmãs de Nossa Senhora Jovem

Já pensou que ousadia poder servir a grande Amor! Proclamar em todos os recantos da terra a bondade e o amor providente de Deus?
Faça parte deste sonho que ultrapassa fronteiras para proclamar a irresistível bondade de Deus. Você pensa em ser Irmã de Notre Dame? Deseja conhecer a vida e a missão das Irmãs? Acesse: http://www.notredamevocare.com.br/

Missão

Vocacional

Somos enviadas pela Igreja a ajudar nossos irmãos e irmãs a orientarem sua vida para Deus e experimentem a Sua bondade e o Seu amor providente.

Veja mais

Juventude

Somos a Juventude Notre Dame: Jovens protagonistas da Civilização do Amor. #EuAcredito

Veja mais

JPIC

Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Veja mais

Pastorais

As Irmãs de Notre Dame atuam em cinco Pastorais.

Veja mais

Escolas